Pages Menu
Categories Menu

Postado por em jun 16, 2017 em Pragas e Vetores | 0 Comentários

Como combater insetos no período de chuvas?

Saiba o que fazer e como eliminar os insetos em período chuvoso

insetos-chuva

Em período de chuvas constantes, a quantidade de insetos tende a aumentar. Isso porque nesse período cresce o número de criadouros que aceleram o ciclo de desenvolvimento. Eles são atraídos pela claridade das lâmpadas e chegam a formar nuvens. Os insetos se escondem atrás dos móveis e nas roupas de cama. Existem milhares de espécies de insetos, alguns deles além de incomodar podem trazer perigos à saúde e por isso, é preciso ficar em alerta.

Muitos deles, como a muriçoca, meruçoca, muruçoca, carapanã, fincão, fincudo, melga, sovela, perereca, bicuda, os mosquitos ou pernilongos, são verdadeiros intrusos, eles perturbam as noites de sono e gostam de sugar o sangue. A picada de inseto deixa a pele coçando, mas também pode transmitir doenças. Por esses motivos, é necessário tomar medidas que os mantenham longe do seu lar.

A maioria dos insetos que surgem em período chuvosos são as mariposas, os cupins, as joaninhas, os besouros e os gafanhotos. Para dificultar a entrada deles em sua casa, mantenha poucas luzes acesas e feche as janelas no fim da tarde. Usar telas de nylon e inseticidas também pode ajudar a afastar esses bichinhos. A maior preocupação é com quem tem alergia a picadas, neste caso o cuidado deve ser redobrado. Aprenda com este texto como afastar os insetos em época de chuva.

O que fazer para evitar a invasão dos mosquitos no período chuvoso?

Os insetos gostam de ambientes fechados. Portanto, para dificultar a entrada deles, procure manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da tarde. Outra dica importante, é evitar o acúmulo de água parada em pneus, baldes, garrafas entre outros. Verifique o seu quintal para se certificar de que não há água parada, retire esses objetos de lugares em que possam encher de água com a chuva, eles podem atrair a dengue e este inseto pode matar.

Se você tem pássaros no quintal ou jardim, troque a água pelo menos uma vez por semana, para evitar a água parada e o surgimento de mosquitos e outros insetos.

Limpe os restos de calhas de chuva, sempre verifique se ela está entupida e retire a sujeira, esse é um local que pode ser usado para reprodução destes insetos.

Mantenha as lixeiras e plástico com lixo sempre fechados, moscas, formigas, baratas e até roedores são atraídos pelo lixo exposto. Opte por utilizar caixas de lixo altas, elas dificultam o acesso de animais pequenos, como cachorros, gatos e ratos, que podem abrir, virar o lixo e deixá-lo exposto aos insetos.

O uso de ventiladores e até do ar-condicionado também pode espantar os mosquitos, que não gostam de ficar em locais de temperatura baixa.

Inseticidas naturais

Usar velas e spray à base de plantas como eucalipto, menta, laranjeira e andiroba podem ajudar a afastar os mosquitos, pois contém substâncias que repelem e reduzem a vontade do mosquito fêmea de se alimentar de sangue.

Os mosquitos evitam certos tipos de ervas, especialmente a sálvia e o alecrim. Use repelentes naturais à base de óleo. Estes incluem: canela, óleo de alecrim, óleo de citronela, óleo de cedro, óleo de cravo e óleo de hortelã-pimenta.

Vinagre: Após realizar a limpeza do ambiente, passe um pano molhado com um pouco de vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.

Água, álcool e arruda: Separe 1 litro de água, 1 copo de 250 ml de álcool comum e 100 g de arruda fresca. Bata-os no liquidificador por cerca de um minuto, coe a mistura e armazene em um borrifador. Espalhe o produto pela casa principalmente no começo da noite. O inseticida natural também pode ser usado no chão e na pia para afastar as formigas.

Cravo da Índia e limão: Usar cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos, inclusive os da dengue. Coloque alguns cravos da índia no limão e espalhe os pela casa. A combinação também funciona para afastar maus odores da geladeira.

Folhas de louro: Misture folhas de louro, eucalipto e manjericão coloque em saquinhos e espalhe pelo ambiente, estes ingredientes também ajudam a combater os insetos.

Se os insetos ainda estão te incomodando, chame uma dedetizadora

O serviço de desestatização é um método eficaz para acabar com os insetos que assolam a sua casa ou escritório. O combate abrange boa parte das infestações domésticas – nesse grupo estão moscas, brocas, traças, baratas, mosquitos, pulgas, percevejos, formigas e até cupins. Saiba mais sobre esse serviço e solicite um orçamento.

Social Share Toolbar