Pages Menu
Categories Menu

Postado por em jun 23, 2018 em Blog | 0 Comentários

Como manter os efeitos da dedetização na sua casa

Manter os efeitos da dedetização não é uma missão impossível

Manter Efeitos da Dedetização em Casa

As pragas urbanas a cada dia que passam ganham mais espaço em nosso meio e por este motivo o seu controle deve tornar-se mais rigoroso. Ao contrário do que se imagina, a dedetização por si só não é capaz de acabar com uma infestação de pragas. Se o procedimento for realizado, mas em sua casa continuarem os mesmos hábitos errados, será impossível manter os efeitos da dedetização.

O controle de pragas deve ser realizado mediante a adoção de:

Medidas preventivas – práticas que impedem a proliferação de pragas.
Medidas químicas – também denominadas de dedetização.
Medidas físicas – iscas e barreiras físicas.
Medidas biológicas – raramente são utilizadas.

As medidas preventivas devem ser realizadas antes e após a dedetização, ou seja, sempre. São ações simples, mas que surtem grandes efeitos no que se refere ao controle de pragas.

• Coloque barreiras físicas em todos os possíveis locais de acesso as pragas, tais como portas, janelas, tubulações, ralos.

• Mantenha, sempre que possível, o ambiente livre de umidade.

• Tampe com argamassa todas as frestas e buracos existentes nos forros e paredes, visto que estes locais são os preferidos das pragas, por serem escuros, quentes e na maioria das vezes, úmidos.

• Pisos trincados deverão ser trocados, e os azulejos sempre rejuntados, visto que estes locais servem de abrigo para muitas pragas.

• Evite deixar alimentos expostos e migalhas pelo chão. Mantenha os ambientes sempre limpos e higienizados, especialmente nos que ocorrem processamento e consumo de alimentos.

• Não acumule material em desuso. O famoso quartinho de bagunça deve ser evitado, pois este é um local ideal para a proliferação de pragas.

• Mantenha as caixas de gordura sempre limpas. Recomenda-se a limpeza das caixas de gorduras residenciais semestralmente. Isto porque nestes lugares costumam ficar resíduos de alimentos, e aliado a presença de água e ao calor, são locais propícios para que pragas façam seus ninhos, em especial baratas e ratos.

• Após a dedetização, deve-se respeitar o período de secagem dos produtos químicos aplicados, algumas pessoas tem o hábito de jogar água e raspar o produto. Isto é um grande erro, visto que todo o trabalho realizado terá sido em vão, neste caso. Deve-se deixar os produtos secarem naturalmente, sejam eles em gel ou líquido.

• O ideal é que, para manter os efeitos da dedetização, os locais nos quais foram aplicados inseticidas sejam limpos somente após 72 horas de sua aplicação.

• Tome cuidado com o lixo. Mantenha-o sempre fechado, em especial se houver nele restos de alimentos. O ideal é que o lixo seja retirado diariamente e as lixeiras lavadas, ao menos três vezes por semana. Se possível, realize a separação do lixo, descartando os resíduos orgânicos e os demais materiais em sacolas separadas.

• Uma dedetização bem feita costuma durar de 3 a 6 meses, neste período é interessante que a empresa dedetizadora, realize uma visita em sua residência a fim de evidenciar possíveis infestações, e também verificar se as pessoas foram capazes de manter os efeitos da dedetização.

• Se você quiser realizar uma dedetização preventiva, o período ideal é aquele que antecede a primavera, visto que as pragas costumam se proliferar principalmente na primavera e no verão, que são as estações quentes do ano.

 

As práticas listadas podem ser executadas por qualquer pessoa e em qualquer lugar, e o melhor de tudo, surtem um grande efeito no controle das pragas urbanas. Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor opção em qualquer situação. Outra forma de proteção é contratar a dedetização periódica. Se você necessita desse serviço, entre em contato com a Dedetizadora Tecnovet no Rio de Janeiro

Social Share Toolbar