Pages Menu
Categories Menu

Postado por em jan 16, 2017 em Blog, Pragas e Vetores | 0 Comentários

Tipos de cupins

Quais as espécies mais comuns no Brasil?

Os cupins estão entre as principais pragas urbanas. É possível encontrar cupins em todo o território nacional. São mais de 300 espécies ativas no Brasil, porém nem todas as espécies se adaptam ao meio urbano.

Entre as principais espécies de cupins urbanos ( os que vivem nas cidades e se alimentam de madeira de alvenaria ) podemos encontrar três:

Brocas: Se você ver aquele pozinho que parece fubá, pode ter certeza de que as brocas estão na sua casa. Esses insetos se alimentam, na maioria das vezes de madeira branca – pinus e cedrinho são exemplos – para se livrar delas basta descartar o móvel infectado.

Cupins de solo: Mais conhecidos como “aleluias”. Essa espécie de cupim não deixa pó nem rastro, você só sabe se eles existem quando o móvel já está caindo. É a espécie mais agressiva de cupim e para se livrar deles é preciso o envolvimento de uma empresa especializada, além do descarte do móvel.

Cupins de madeira seca: São aquele tipo de cupim que fica na luz em dias mais quentes. Seu sinal de presença é um pó, um pouco mais grosso que as brocas. Se alimentam de madeiras brancas, como: pino, pinus e cedrinho. Para se livrar deles é necessário tratar o móvel ou realizar o descarte.

Os cupins podem ser insetos pequenos e silenciosos, mas se os cuidados não forem tomados podem causar muitos problemas, inclusive nas estruturas das casas e prédios. Procure sempre por sinais que possam indicar a presença desses insetos.

image

Social Share Toolbar