Pages Menu
Categories Menu

Brocas

Dedetização de Brocas no Rio de Janeiro

Informações sobre brocas

São mais de 290.000 as espécies de insetos que, em função do seu hábito de furar ou minar madeiras e outros substratos orgânicos, recebem o nome de “Brocas”. Tal denominação é dada principalmente às “larvas”, no caso dos Coleópteros (besouros), e às “lagartas” em se tratando de Lepidópteros (borboletas e mariposas).

Após eclodirem dos ovos, as larvas ou lagartas alimentam-se do substrato atacado (madeiras industrializadas, caules, e ramos de vegetais, frutos,…), escavando galerias (ou túneis) para o interior dos mesmos. Este processo pode levar de algumas semanas a alguns anos, até que a larva ou lagarta forme uma pupa ou crisálida, da qual eclodirá o indivíduo adulto, geralmente de vida curta (variando de poucas semanas a seis meses, dependendo da espécie).

Fecundadas, as fêmeas destes insetos, ovipoem no mesmo substrato e em outros próximos, aumentando o ataque no substrato infestado e disseminando a infestação a outros substratos. Gerações após gerações, atuando ininterruptamente, conferem as “Brocas” alto poder de destruição. Em madeiras aparelhadas, mobiliários, telas artísticas, caule de grandes vegetais e outros, a destruição total do substrato infestado pode durar até alguns anos. Já os frutos, os bulbos e grãos estocados são destruídos rapidamente. Por tal fato, as “Brocas” têm grande importância econômica, seja na agricultura, seja em relação a madeiras industrializadas e seus derivados, incluindo as obras de arte.

Os indícios de infestação por broca são a presença, nas superfícies do substrato atacado, de orifícios de entrada e saída das galerias e depósitos de um pó geralmente bem fino, com posição correlacionada aos orifícios das galerias, quando o substrato atacado é seco.

brocas

Social Share Toolbar