Pages Menu
Categories Menu

Lacraias

Dedetização de Lacraias no Rio de Janeiro

Biologia

As lacrais que têm sido observadas com freqüência nos banheiros, acessam estas áreas, principalmente, através dos ralos de esgotamento de águas servidas. A presença destes animais indica que há forte infestação por barata de esgoto (Periplaneta americana), nos sistemas de esgotamento, visto que as lacrais são insetívoras e as baratas um de seus alimentos prediletos.

lacraia

Estes quilópodes são presentes de forma significativa na área de localização da casa em função das condições de abrigo e alimentação altamente favoráveis. A espécie de maior ocorrência é a Scolopendra viridicornis.

Inoculam com suas garras veneno em suas presas (insetos) para imobilizá-las e consumi-las. Quando acidentalmente ferram o homem provocam dor intensa, mas não há relato de mortes.

O uso correto das tampas “tipo abre e fecha” dos ralos do imóvel, é um procedimento de grande valia na prevenção destes quilópodes.

São indivíduos ferozes, solitários e de hábitos noturnos, podendo instalar-se nos locais menos prováveis, mas geralmente úmidos, por percorrerem rapidamente longas distâncias à caça de suas presas. No habitat urbano vivem em galerias pluviais e de esgoto, canalizações subterrâneas e de conexão às construções, alojando-se em forros, rodapés, estruturas de madeiras em decomposição, normalmente em frestas úmidas.

Importância Sanitária

As lacraias frequentam locais muitas vezes insalubres (esgotos, fossas), por serem locais com incidência de baratas, seu alimento predileto, em edificações. No entanto, não são consideradas como vetores de enfermidades ao homem e aos animais domesticos. Têm importância pelo fato de serem peçonhentos e de sua mordida ser extremamente dolorosa.

lacraia2

Importância Econômica

Por assustar as pessoas, devido ao seu aspecto, mas principalmente devido à dolorosa mordida, acabam por depreciar os locais que infestam.

Social Share Toolbar