Pages Menu
Categories Menu

Postado por em mar 10, 2018 em Blog | 0 Comentários

Quais os traços dos cupins no seu ambiente? Parte 1

Saiba identificar os traços dos cupins

traços de cupins

Os cupins são verdadeiros vilões em casarões antigos que possuem muitos móveis ou então o assoalho de madeira. Eles destroem, os móveis, o chão, livros, e tudo o que for feito de celulose. Geralmente em locais como este observa-se claramente os traços dos cupins pelo ambiente.

Também chamados de formigas brancas, siriris ou aleluias, os cupins são pequenos insetos, na maioria das vezes, tendo apenas 2,5 centímetros de comprimento, mas que como mencionado acima, podem causar grandes estragos em residências.

No entanto, para o meio ambiente, os cupins são extremamente importantes, pois são considerados os principais decompositores de madeira da natureza, e por meio desta decomposição, acabam por enriquecer o solos com nutrientes, tornando-os extremamente férteis. Sendo assim, não se pode realizar o seu extermínio, mas o seu controle pode e deve ser feito.

Por este motivo é importante identificar a presença ou não de uma infestação em sua residência, para desta maneira realizar o combate e controle da mesma.

Acompanhe a seguir quais são os principais traços dos cupins deixados em nosso ambiente, bem como como prevenir e como tratar uma infestação dos mesmos.

Os principais traços dos cupins em nossas residências é quando se observa resíduos em pó próximos aos móveis de madeira. Outros insetos também se alimentam de madeira, mas a proporção quando comparada com a dos cupins é insignificante.

Existem duas espécies de cupins que mais aparecem na área urbana são eles:

• Cupim de madeira seca;
• Cupim subterrâneo.

Os traços dos cupins destas espécies são diferentes. Acompanhe a seguir quais são eles.

Cupim de madeira seca

As principais evidências deste tipo de cupim são:
• Amontoado de grânulos fecais;
• Asas de aleluias;
• Madeira com interior oco;
• Acúmulo de pó da cor da madeira dentro dos móveis.

Para ter certeza da infestação, se evidenciar qualquer um destes itens, limpe o local e observe se eles estarão presentes no dia seguinte. Caso positivo, é certo de que existe uma colônia dentro do móvel e você deverá tomar algumas providências a fim de acabar com ela.

Leia a parte 2 desta matéria, aqui.

Social Share Toolbar